Estamos próximos do nosso primeiro contrato. O cliente da representação comercial, relatado no ‘Boas Novas’ mandou redigirmos o contrato, pois terça-feira ele está vindo para assinarmos. Mas antes de comemorarmos, precisamos corrigir algumas deficiências nossas. Não queremos que nada atrapalhe essa prospecção.
Não temos local fixo e referências de trabalhos anteriores feitos pela equipe, em conjunto. O cliente inclusive já solicitou as referências. Como reagir nesse contexto? Mentir para o cliente? Com toda sinceridade, não faz parte da nossa personalidade. Partimos de um pressuposto básico. Temos competência e capacidade pra realizar ótimos trabalhos. Não é conversa pra enrolar cliente! Dentro disso, sabemos que temos dificuldades por estar começando e por ainda não termos a estrutura ideal. Mas sabemos que o resultado final para o cliente irá ser recompensador. Por isso jogamos sempre limpo.
Sabemos que, às vezes, para se convencer o cliente seria muito mais fácil inventar uma mentira do que argumentar e mostrar que ele está fazendo a escolha certa. Mas a sinceridade tem seus benefícios também. Além de não correr o risco de ser descoberto e manchar seu nome sem necessidade, o cliente percebe essa característica na equipe, o que favorece muito nossos laços.
Mas vale lembrar, essa atitude não é a mais fácil. Voltando para nossa história, precisamos dizer ao cliente que o contrato seria enviado como autônomo, afinal não temos CNPJ ainda. Apesar de estar tudo encaminhado. Quanto às referências, estamos levantando as pessoas para quem já prestamos serviços como freelancer. O último problema vai ser quando ele chegar. Aonde iremos recebê-lo? Temos vários escritórios. Shoppings, nossas casas, minha varanda. Mas não é isso que o cliente espera. Dentro desses, o shopping é a única opção. A partir disso, temos que ver seus benefícios. Afinal, para um primeiro contato, um café mais informal pode ser bem positivo.
Semana que vem veremos se tudo deu certo. Espero que possa finalmente intitular um post com a frase “Primeiro contrato fechado”. Veremos na próxima semana.
Um problema que teríamos não foi citado aqui. Antes todos trabalhavam em outras empresas no horário comercial. Acredito que esse seria o pior deles para resolver. Mas é isso mesmo. Seria! Verbo no passado. O Luigi saiu da empresa em que trabalhava. Por curiosidade, é a mesma empresa em que eu e o Ciro trabalhávamos, e onde tudo começou. Ela não esta indo bem, e vem sendo obrigada a diminuir a equipe. Apesar de não ser uma notícia boa, a princípio para o Luigi, a InBrasil agradece. Ainda mais que tudo ocorreu uma semana antes do cliente vir até nós. Finalmente podemos atender alguém em horário comercial. O Luigi continuará procurando outra coisa, mas ficamos de elaborar ações para tentar segurar ele na InBrasil integralmente. Dar foco em idéias com retorno mais rápido é uma alternativa.
Lembro de uma palestra que vi do Presidente da Positivo informática. Ele dizia para você planejar e acima de tudo “fazer”. Tenha em mente uma coisa, se você deseja algo sincero e que vai beneficiar as pessoas ao seu redor, siga em frente. O destino sempre conspira a favor nessas situações. Isso me chamou atenção essa semana. Afinal, justamente quando precisávamos de alguém integral e não tínhamos condições de sair das nossas empresas, o destino fez sua parte. É como se ele falasse: “Vai Luigi, chegou à hora!”. Ele abriu a porta. Cabe a nós agora mantermos essa porta aberta para que em pouco tempo, possamos todos passar por ela. Então vamos trabalhar para isso! VQV!
Não temos local fixo e referências de trabalhos anteriores feitos pela equipe, em conjunto. O cliente inclusive já solicitou as referências. Como reagir nesse contexto? Mentir para o cliente? Com toda sinceridade, não faz parte da nossa personalidade. Partimos de um pressuposto básico. Temos competência e capacidade pra realizar ótimos trabalhos. Não é conversa pra enrolar cliente! Dentro disso, sabemos que temos dificuldades por estar começando e por ainda não termos a estrutura ideal. Mas sabemos que o resultado final para o cliente irá ser recompensador. Por isso jogamos sempre limpo.
Sabemos que, às vezes, para se convencer o cliente seria muito mais fácil inventar uma mentira do que argumentar e mostrar que ele está fazendo a escolha certa. Mas a sinceridade tem seus benefícios também. Além de não correr o risco de ser descoberto e manchar seu nome sem necessidade, o cliente percebe essa característica na equipe, o que favorece muito nossos laços.
Mas vale lembrar, essa atitude não é a mais fácil. Voltando para nossa história, precisamos dizer ao cliente que o contrato seria enviado como autônomo, afinal não temos CNPJ ainda. Apesar de estar tudo encaminhado. Quanto às referências, estamos levantando as pessoas para quem já prestamos serviços como freelancer. O último problema vai ser quando ele chegar. Aonde iremos recebê-lo? Temos vários escritórios. Shoppings, nossas casas, minha varanda. Mas não é isso que o cliente espera. Dentro desses, o shopping é a única opção. A partir disso, temos que ver seus benefícios. Afinal, para um primeiro contato, um café mais informal pode ser bem positivo.
Semana que vem veremos se tudo deu certo. Espero que possa finalmente intitular um post com a frase “Primeiro contrato fechado”. Veremos na próxima semana.
Um problema que teríamos não foi citado aqui. Antes todos trabalhavam em outras empresas no horário comercial. Acredito que esse seria o pior deles para resolver. Mas é isso mesmo. Seria! Verbo no passado. O Luigi saiu da empresa em que trabalhava. Por curiosidade, é a mesma empresa em que eu e o Ciro trabalhávamos, e onde tudo começou. Ela não esta indo bem, e vem sendo obrigada a diminuir a equipe. Apesar de não ser uma notícia boa, a princípio para o Luigi, a InBrasil agradece. Ainda mais que tudo ocorreu uma semana antes do cliente vir até nós. Finalmente podemos atender alguém em horário comercial. O Luigi continuará procurando outra coisa, mas ficamos de elaborar ações para tentar segurar ele na InBrasil integralmente. Dar foco em idéias com retorno mais rápido é uma alternativa.
Lembro de uma palestra que vi do Presidente da Positivo informática. Ele dizia para você planejar e acima de tudo “fazer”. Tenha em mente uma coisa, se você deseja algo sincero e que vai beneficiar as pessoas ao seu redor, siga em frente. O destino sempre conspira a favor nessas situações. Isso me chamou atenção essa semana. Afinal, justamente quando precisávamos de alguém integral e não tínhamos condições de sair das nossas empresas, o destino fez sua parte. É como se ele falasse: “Vai Luigi, chegou à hora!”. Ele abriu a porta. Cabe a nós agora mantermos essa porta aberta para que em pouco tempo, possamos todos passar por ela. Então vamos trabalhar para isso! VQV!
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