Olá, pessoal! Continuamos na nossa luta. Estou trabalhando bastante em cima da proposta da franquia. O João Carlos viajou por um tempo e, nesta semana, voltamos a tocar o projeto com ele.
A próxima etapa é a proposta. Recebemos um documento com as principais funcionalidades de que ele precisa. As outras necessidades que ele solicitou foram prazo curto e preço competitivo. O que todo cliente pede!
Porém, este projeto tem uma característica diferente. Por ser inovador, as possibilidades de ele impressionar os usuários é enorme. Um prato cheio para empreendedores que gostam de pensar fora da caixa, de agregar valores e funcionalidades que encantem e sejam úteis. Afinal, a usabilidade é fundamental.
Eu, particularmente, sempre fui apaixonado por inovação. Busco saber sobre tudo que tem disponível no meu mercado. Essas informações são as ferramentas para poder inovar. Quando os problemas e oportunidades aparecem, minha mente estuda todas as possibilidades de se encaixar as ferramentas da área, para atender às necessidades.
Outro ponto que acredito ser importante é você fazer perguntas. Não podem existir verdades absolutas para quem inova. Problemas que antes não podiam ser resolvidos podem obter respostas diferentes atualmente. Ferramentas tecnológicas aparecem todos os dias. As regras do jogo mudam a toda hora. Por isso, questione. Não se contente com um simples “Porque sim!”. Esta resposta não existe. É preciso haver argumentos condizentes com a realidade de hoje. Argumentos válidos antigamente podem não ter a mesma garantia no mundo atual.
O resultado dessa atitude de criança curiosa de seis anos? Uma folha cheia de diferenciais, que agregarão valor ao produto do cliente. Todos escritos na cama. Deixei a folha, celular e uma caneta na escrivaninha. A cada estalo da mente, pegava o celular, permanecia com o botão para iluminar ligado e anotava na folha. Hoje, pode ser uma simples folha com letras poucos legíveis. Afinal, escrever no colchão – ainda mais sem luz - não é das tarefas mais fáceis. Mas, futuramente, elas podem ser itens responsáveis por faturar um mercado enorme, no qual estaremos entrando (espero!).
Porém, teremos algumas conversas prévias, para aplicar essas funcionalidades. É a velha briga do bom e do ótimo. Idéias novas consomem tempo e, conseqüentemente, investimento. Além de precisarem da aprovação do cliente, existe a possibilidade de aguardamos uma segunda fase. Lançar um produto básico no início e obter suporte financeiro para podermos entrar com os dois pés no mercado num momento posterior. Inicialmente, acredito que vai ser a proposta mais viável. Mas, de qualquer modo, estamos com a bala na agulha. Teremos uma reunião no sábado, para sabermos em que linha iremos trabalhar com o cliente, fechar a proposta e, se tudo der certo, começarmos a trabalhar.
Enquanto escrevia este texto, recebi um e-mail do Luigi, com o título “Boas notícias!!!”. Como o próprio nome diz, eram boas novas. O Luigi vinha negociando um projeto de marketing com uma representação comercial. O cliente apresentou o nosso projeto para os licenciadores da marca. Eles ficaram de dar uma resposta, mas, de qualquer forma, o nosso cliente direto gostou muito e falou que está praticamente fechado. Eu, particularmente, só acredito quando o contrato estiver assinado, mas estamos bem animados.
Será que fecharemos o primeiro contrato da InBrasil? Modéstia à parte, merecemos. Afinal, trabalhamos bastante para fechar esse contrato. É possível ver isso pelo horário que foi enviado o e-mail para o cliente: 02:14 da manhã. Confesso que nessa fiquei de fora, enquanto o Luigi e o Ciro madrugaram trabalhando. Agora, ficamos aguardando o contrato assinado. Abraço e até a próxima!
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Boas novas
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