quarta-feira, 7 de maio de 2008

Balanço

Praticamente seis meses. Provavelmente, não vamos demorar os nove meses normais de gestação para nascermos. Nosso CNPJ já está encaminhado. Comecei a pensar no que conseguimos até hoje. Estamos no caminho certo? Resumindo, temos um site, algumas prospecções, nos tornamos colunistas em jornais do exterior - através dos quais começamos a divulgar nossa empresa - um processo de abertura encaminhado e algumas experiências vividas.

Acompanho a área de empreendedorismo desde os 17 anos. Livros, revistas e palestras davam embasamento para um dia realizar o sonho. Porém, uma coisa é certa: nada como a vida real. Colocar em prática tudo o que você aprendeu e que acredita ser correto.

Uma coisa que os livros falam e você sabe que tem que fazer, mas deixa por último, é o planejamento. No nosso caso, o plano de negócios. Vocês não imaginam a falta que ele faz! Porém, não adianta sentar na cadeira, imaginar as coisas lá fora e escrever várias páginas. O plano de negócios é apenas uma representação do seu planejamento. Qualquer um pode escrever 100 páginas sobre como imagina que tudo vai ocorrer. Mas é preciso que essas idéias estejam condizentes com o que acontece no mercado e tenham fundamento.

Portanto, é extremamente importante que você viva o mundo dos seus clientes, para poder definir seu planejamento. É necessário que você receba alguns “não”, para saber no que precisa melhorar. Somente com essas informações na sua mente é que você poderá começar a escrever. E o exercício de escrever não é bom apenas pelo fato de deixar registradas as ações. Ele lhe faz pensar no seu negócio. Os problemas ficam muito mais claros. Somente quando você sabe o problema com clareza é que você pode elaborar uma solução.

Outra questão fundamental no começo é o ambiente. É necessário existir uma conjuntura de fatores que viabilizem seu projeto. Quando os problemas começarem a ocorrer, você vai precisar resolvê-los. Para isso, você vai recorrer aos recursos à sua volta. Tendo-os, a criatividade e o raciocínio lógico vão definir o resto.

Continuando com as analogias, é como um garimpo. Você pode ser o melhor garimpeiro da região, mas, se não tiver ouro por perto, não adianta nada. Se você não tiver uma peneira boa, também não adianta. No nosso caso, começamos a prestar serviços para o exterior, aproveitando nossos contatos. Foi quando surgiu um problema: como arcaríamos com os custos das ligações? Começamos a pensar e chegamos a um serviço de VoIP. Por R$ 24 mensais, temos 400 minutos para ligar para telefones fixos no Brasil e no exterior, incluindo celulares em alguns países. Além disso, você ganha um número fixo na cidade que você quiser e pode redirecionar as chamadas para um telefone pessoal, quando você não estiver no computador. Tudo isso foi possível porque o ambiente tinha a solução em algum lugar. Tivemos apenas que procurar.

Outro ponto que considero fazer parte do ambiente são os seus amigos. A demanda vai ser grande e você precisará delegar os serviços. Por isso, garanta que você conhece mão-de-obra suficiente para lhe substituir e realizar um bom trabalho. A tendência é que você se distancie do trabalho técnico cada vez mais. Por isso, compartilhe seus sonhos com seus amigos. Faça com que sua empresa não seja somente o seu desejo, mas o de todos ao seu redor. Afinal, se sua empresa der certo, eles serão os maiores beneficiados. Mas lembre-se de ter ao seu redor pessoas formadoras de opinião, inteligentes e com iniciativa.

Enfim, hoje queria passar pra vocês as questões que mais influenciaram no nosso percurso até aqui. Sobre nossos projetos, continuamos conversando com os clientes. Espero ter novidades para a semana que vem.

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