quinta-feira, 25 de junho de 2009

Primeiro funcionário

Olá a todos! Mais um mês acabou. Nosso faturamento foi o suficiente para mantermos nosso ponto de equilíbrio. Confesso que esperávamos um faturamento melhor, mas as questões abordadas no post anterior fizeram com que não tivéssemos um resultado melhor. Com os problemas corrigidos e os valores que temos para receber, esperamos um resultado melhor para este mês.


Nossas ações comerciais devem ser colocadas em prática este mês. A principal delas se refere ao e-mail marketing institucional. Nossa idéia é nos apresentarmos para empresas de médio e grande porte. A qualidade para atender estes clientes nós temos. Falta só receber como eles pagam.


Um trabalho igual, feito para dois clientes diferentes, um pequeno e um grande, é cobrado diferentemente na nossa área. Por se tratar de prestação de serviço, a negociação é importantíssima. Diversos fatores entram em jogo, como a “lei da oferta e procura” e retorno estimado.


A peça final ficou bem interessante. Trabalhamos bastante nela, pois sabíamos da sua importância. Fatores normalmente irrelevantes, como nome do e-mail, são pensados com muito cuidado. A mensagem não pode parecer um spam, como “PROMOÇÃO IMPERDÍVEL: CONHEÇA A INBRASIL”. Mas, ao mesmo tempo, ela precisa chamar a atenção. O disparo deve ocorrer esta semana. Agora, é torcer para dar certo.


Porém, esta foi uma semana especial para nós. Contratamos nosso primeiro funcionário! Há algum tempo, vínhamos nos planejando para este momento. A demanda pedia o quanto antes e o caixa falava para adiarmos mais um pouco. Tivemos que encontrar um meio termo, para ser o momento certo. Acreditamos que o momento é agora. O faturamento deste mês já cresceu 50% referente ao mês passado e ainda falta metade do mês para tentarmos fechar novos negócios.


O novo integrante é um velho companheiro de caminhada: o Ricardo. Ele vinha trabalhando conosco desde o começo, como freelancer. Acreditamos muito no compromisso dele e, quanto ao trabalho, nem precisamos comentar. Como ele conhece nossa história, nossas conversas para ajustar a contratação sempre foram bastante objetivas. A InBrasil precisava dele e, em troca, ele teria espaço e motivação de sobra para desenvolver seu trabalho. Sobre os valores, tivemos que colocar na balança. Um valor suficiente para ele segurar as pontas e que a InBrasil pudesse pagar. Temos apenas o compromisso de reavaliar o salário daqui a um tempo.


O engraçado é que, hoje, ele é o funcionário mais bem remunerado pela InBrasil. Isso mesmo! Salário maior que dos próprios sócios da empresa. Nunca tinha imaginado ser possível uma situação como esta, mas, quando se aposta no futuro da empresa, é necessário abrir mão de algumas coisas. Pelo menos, por enquanto.

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