segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tempo bom para velejar

Olá a todos! Falo do novo escritório da InBrasil. Hoje em dia na TV está na moda programas que arrumam casas e carros em uma semana. Nos também lançamos o nosso programa. Aluguel de sala e mudança em uma semana. Encabeçando o projeto, ele, o sócio mais multifuncional que alguém pode ter. Ciro Freitas. Claro que todos nós demos uma mãozinha. E não é qualquer mãozinha. As 6:00 da manhã estávamos lá para fazer transporte e aproveitarmos o pouco trânsito.

Uma semana se passou e podemos considerar o trabalho concluído. Quase perfeito. Ainda faltaram alguns detalhes, mas já estamos trabalhando no escritório.

Um detalhe que achávamos que não tinha prioridade, porém que influenciou o trabalho essa semana foram às cortinas. Hoje em dia, com todo mundo usando computadores, é impossível trabalhar na claridade. Além do calor que faz em qualquer cidade do Brasil, intensificado pelo sol batendo nos móveis.

A nossa decisão de mudar de volta foi tomada rápida. Apesar de que estávamos indo bem com nosso vizinho de escritório, com que dividíamos as despesas, surgiam algumas questões que atrapalhavam nosso trabalho. Apesar de ser uma pessoa bacana, alguns pontos atrapalhavam nosso serviço. Fumar dentro da sala e conversar de mais era alguns deles, que acabavam tirando o nosso foco.

Começamos a ficar em dúvida entre mudar ou não. Porém, percebemos que só o tempo perdido para discutir assuntos como esses acabavam atrapalhando o nosso negócio. Decidimos gastar um pouco mais e realizarmos a mudança, permitindo focarmos nos nossos projetos.

Todos se lembram da meta alta que colocamos para contratar nosso primeiro funcionário. Sabíamos da dificuldade para alcançá-la e para isso elaboramos várias ações de marketing para serem trabalhadas.

Porém, com a mudança de escritório não tivemos tempo para concluir esses itens nesse mês, o que deixou o resultado esperado de aumento de venda para o mês que vêm.

O verdadeiro empreendedor tem uma característica muito importante que é a de não esperar as coisas acontecerem. De sempre se trabalhar com a hipótese de que o vento pode estar fraco, ou seja, de que as questões relacionadas à sorte não estejam ao nosso favor. No nosso caso, estávamos conformados com as vendas medianas desse mês e de que o próximo mês prometia. Afinal perdemos muito tempo com a mudança.

No entanto, o que acontece na vida real é que às vezes o vento sopra a favor. E com força! Faltando uma semana para acabar o mês, uma prospecção entrou em contato demonstrando interesse em fechar. Como de costume o cliente pediu um desconto. Sempre deixamos uma margem de negociação para projetos maiores. Como o cliente queria um desconto e nós queríamos fechar a meta, fizemos uma proposta para ele. Damos um desconto se o pagamento fosse feito a vista. O cliente aceitou. A meta quase impossível tinha 25% de seu valor alcançado com somente um projeto.

Estávamos felizes com a velocidade das coisas quando mais um cliente com um contrato do mesmo valor demonstrou interesse. Negociação vai, negociação vem e mais um contrato assinado. Não sei se conseguiremos receber nesse mês ainda, mas de qualquer forma algum dia esse dinheiro vai entrar.

É engraçado como estamos acostumado a só esperar mais frutos se plantarmos mais sementes. Porém esquecemos que as árvores crescem e se reproduzem sozinhas também, desde que sejam bem plantadas.

Um de nossos primeiros clientes falou algo muito interessante a respeito disso uma vez. Ele começou pequeno como nós e hoje tem uma empresa enorme. Ele dizia: Meninos vão e façam. Se joguem no mar. Se você tiver compromisso e dedicação não tem como dar errado. O mercado está carente de pessoas e empresas de qualidade. Você pode demorar um pouco para ser reconhecido, mas será!

A nossa conclusão é que você deve sempre trabalhar esperando na pior hipótese, mas mantenha a garra de quem espera a melhor de todas. Pois elas acontecem.

Abraço e VQV!

Nenhum comentário: