Olá a todos! Estou escrevendo do mais novo escritório da InBrasil! Não, não é de nenhuma varanda nova, padaria ou banheiro. É do primeiro “quartel general” da nossa empresa. Lugar com mesas, poltronas, cafeteira. Enfim, um escritório de verdade.
Às vezes, nós ficamos espantados com a velocidade com que as coisas acontecem. Por sempre termos objetivos maiores e muita ansiedade de fazer as coisas acontecerem, não costumamos parar e olhar para trás. Agora, é ver o nosso faturamento aumentar.
Na primeira semana, está sendo bem corrido. Precisamos providenciar todos os itens para que a estrutura funcione. Apesar disso, já vemos os pontos positivos de uma sede física. Eles têm que existir, para justificar o aumento das nossas despesas (que não é pequeno).
O mais evidente é o fato de você separar sua vida pessoal da profissional. Quando se trabalha em casa, você não consegue se concentrar integralmente. Muitas coisas tiram sua atenção. Além disso, psicologicamente, é complicado relaxar no mesmo lugar em que você trabalha. Toda essa mudança, então, resulta em uma coisa muito importante: produtividade! E aumentar a capacidade de produção da equipe significa mais projetos.
Estamos, agora, planejando um coquetel, para que as pessoas que acompanham a nossa história conheçam nosso lugar de trabalho. Afinal, todo grande passo precisa de uma comemoração.
Todo final de mês, realizamos o balanço de caixa, para avaliarmos os lucros e prejuízos. Confesso que, no mês passado, não batemos a meta integralmente. O que acontece é que temos uma meta sobre o faturamento bruto. Como não entraram muitos novos projetos, recebemos pouco neste mês, em comparação aos meses anteriores. Ou seja: tínhamos que vender bastante neste mês. Porém, o que seria contabilizado para a meta eram somente as parcelas faturadas neste mesmo período. O lado ruim de tudo isso? O Ciro teria que vender muito mais do que a meta. O lado bom? Teríamos o start que justamente não tivemos no período anterior, ajudando a aumentar as metas futuras.
E foi justamente o que aconteceu! Faturamos 90% da meta. Porém, para o mês que vem, já temos 50% da meta para receber. E isto porque aumentamos a próxima meta em 25%! De fato, uma situação bem animadora.
Porém, é importante perceber um ponto nisso tudo. Tivemos um lucro menor do que o esperado, considerando o total de vendas feitas. Isto se deve à lucratividade dos projetos. Fazemos vários tipos de serviços, mas alguns são mais lucrativos que outros. Por exemplo: sua quitanda vende maçãs – que têm para você um custo de R$ 15 – por R$ 20 e laranjas – que têm para você um custo de R$ 10 – por R$ 18. No primeiro mês, você vendeu 10 laranjas e uma maçã, resultando em R$ 218 de faturamento bruto. No segundo mês, você vendeu 10 maças e uma laranja, resultando em R$ 200 de faturamento. Qual mês foi melhor? À primeira vista, o primeiro. Contudo, o importante para o caixa da empresa é a lucratividade. Com um custo de R$ 160 no primeiro mês e de R$ 115 no segundo, temos respectivamente R$ 58 e R$ 85 de lucro, o que não deixa dúvidas de que o segundo mês foi o melhor.
Foi algo parecido que aconteceu com a gente. Vendemos mais laranjas que maçãs, comparando com o mês anterior. Por isso, precisamos ficar muito atentos às coisas como um todo, o que vai impactar em decisões como de qual produto iremos incentivar as vendas.
Com os cuidados tomados e metas novas, nós começamos mais um mês com todo o gás. VQV!
Às vezes, nós ficamos espantados com a velocidade com que as coisas acontecem. Por sempre termos objetivos maiores e muita ansiedade de fazer as coisas acontecerem, não costumamos parar e olhar para trás. Agora, é ver o nosso faturamento aumentar.
Na primeira semana, está sendo bem corrido. Precisamos providenciar todos os itens para que a estrutura funcione. Apesar disso, já vemos os pontos positivos de uma sede física. Eles têm que existir, para justificar o aumento das nossas despesas (que não é pequeno).
O mais evidente é o fato de você separar sua vida pessoal da profissional. Quando se trabalha em casa, você não consegue se concentrar integralmente. Muitas coisas tiram sua atenção. Além disso, psicologicamente, é complicado relaxar no mesmo lugar em que você trabalha. Toda essa mudança, então, resulta em uma coisa muito importante: produtividade! E aumentar a capacidade de produção da equipe significa mais projetos.
Estamos, agora, planejando um coquetel, para que as pessoas que acompanham a nossa história conheçam nosso lugar de trabalho. Afinal, todo grande passo precisa de uma comemoração.
Todo final de mês, realizamos o balanço de caixa, para avaliarmos os lucros e prejuízos. Confesso que, no mês passado, não batemos a meta integralmente. O que acontece é que temos uma meta sobre o faturamento bruto. Como não entraram muitos novos projetos, recebemos pouco neste mês, em comparação aos meses anteriores. Ou seja: tínhamos que vender bastante neste mês. Porém, o que seria contabilizado para a meta eram somente as parcelas faturadas neste mesmo período. O lado ruim de tudo isso? O Ciro teria que vender muito mais do que a meta. O lado bom? Teríamos o start que justamente não tivemos no período anterior, ajudando a aumentar as metas futuras.
E foi justamente o que aconteceu! Faturamos 90% da meta. Porém, para o mês que vem, já temos 50% da meta para receber. E isto porque aumentamos a próxima meta em 25%! De fato, uma situação bem animadora.
Porém, é importante perceber um ponto nisso tudo. Tivemos um lucro menor do que o esperado, considerando o total de vendas feitas. Isto se deve à lucratividade dos projetos. Fazemos vários tipos de serviços, mas alguns são mais lucrativos que outros. Por exemplo: sua quitanda vende maçãs – que têm para você um custo de R$ 15 – por R$ 20 e laranjas – que têm para você um custo de R$ 10 – por R$ 18. No primeiro mês, você vendeu 10 laranjas e uma maçã, resultando em R$ 218 de faturamento bruto. No segundo mês, você vendeu 10 maças e uma laranja, resultando em R$ 200 de faturamento. Qual mês foi melhor? À primeira vista, o primeiro. Contudo, o importante para o caixa da empresa é a lucratividade. Com um custo de R$ 160 no primeiro mês e de R$ 115 no segundo, temos respectivamente R$ 58 e R$ 85 de lucro, o que não deixa dúvidas de que o segundo mês foi o melhor.
Foi algo parecido que aconteceu com a gente. Vendemos mais laranjas que maçãs, comparando com o mês anterior. Por isso, precisamos ficar muito atentos às coisas como um todo, o que vai impactar em decisões como de qual produto iremos incentivar as vendas.
Com os cuidados tomados e metas novas, nós começamos mais um mês com todo o gás. VQV!
Nenhum comentário:
Postar um comentário