Olá a todos! Quem vós fala é o mais novo integrante oficial da InBrasil. Depois da última reunião, falei com meu superior na empresa onde trabalho. Finalmente, eles descobriram que o vermelho que estava todos os dias nos meus olhos não era resultado de balada. Meu chefe dizia até brincando que iria colocar um bafômetro na entrada da empresa. Como eu não queria expor a situação da InBrasil lá dentro, simplesmente levava na brincadeira, o que abria margem para interpretações como essa.
Bom se fosse de balada! Mas, na verdade, era de ir dormir às 2 horas da manhã, “trabalhando”. Depois de oito horas de expediente.
Com minha entrada, temos que correr mais ainda. Cumpro um mês de aviso prévio. Depois disso, a InBrasil terá mais um pró-labore para pagar. E este dinheiro vai ter que sair de algum lugar.
Fechamos a confecção de mais uma marca, com um cliente que já vai fazer um site com a gente. Porém, precisamos de contratos grandes, para atingirmos a meta do Sebrae. Existe um que estávamos conversando há muito tempo. Era uma entidade de classe, onde tínhamos alguns contatos. Eles queriam reformular o seu site. Apesar de o projeto ser enorme, eles deixaram claro que teriam a verba limitada. Por isso, o preço teria que ser considerável para fechar o projeto.
Em prestação de serviço, a idéia de preço é muito subjetiva. Você tem uma idéia de quanto tempo vai levar um projeto, mas não é com exatidão. Além disso, o tempo aplicado no projeto pode variar. Por exemplo: você investe 8 horas em um projeto, pra ter uma qualidade excelente. Porém, é possível investir 6 horas e ter uma qualidade boa. Não excelente, mas, dependendo do valor do projeto, você pode ser forçado a diminuir o nível de qualidade, para adequá-la aos custos do projeto. E este foi o caso.
Não conseguiríamos competir por preço, pois os concorrentes traziam, visivelmente, uma qualidade baixa. Apesar de não podermos fugir do nosso padrão de qualidade, temos condições de adequar alguns itens.
Quando se negocia com grandes clientes, é muito mais fácil agregar valor. Primeiro porque eles têm dinheiro para pagar. E segundo porque eles conseguem perceber mais facilmente o retorno que um projeto com qualidade irá trazer. Porém, no nosso caso, estamos começando. Nossos contatos ainda são de pequeno e médio porte (em sua maioria, pois já conseguimos fechar contratos com algumas empresas grandes, incluindo multinacionais). Então, temos que sacrificar um pouco a qualidade ou a lucratividade do projeto.
Outro fator que está atrapalhando as negociações lá dentro da entidade é outra empresa que já presta serviço para eles. Porém, em outra área. A área web não é o foco desta empresa, mas, quando se fala em dinheiro, há empresas que fazem de tudo. No caso deles, o serviço será terceirizado. Como já têm contato com os diretores, eles contam com um ponto a favor. Além do que eles possuem um conceito legal lá dentro, na área de atuação deles. No entanto, o que estamos disputando é uma área completamente diferente. Esperamos mostrar aos diretores que não é porque uma empresa faz uma televisão boa que irá ser garantia de um excelente liquidificador. Ainda mais quando o serviço é terceirizado. Quem garante que eles não fabricarão os liquidificadores com fábricas chinesas de preço baixo?!
Amanhã, enviaremos nossa proposta, com um valor bem amigável, para fechar. Veremos o que vai acontecer. Estamos tentando evidenciar nossos diferenciais e usar nossos contatos. No restante, estamos esperando resposta de vários prospects. Mandamos muitas propostas esta semana e estamos ansiosos para fechar novos negócios. Espero ter novidades boas! Abraço!
Bom se fosse de balada! Mas, na verdade, era de ir dormir às 2 horas da manhã, “trabalhando”. Depois de oito horas de expediente.
Com minha entrada, temos que correr mais ainda. Cumpro um mês de aviso prévio. Depois disso, a InBrasil terá mais um pró-labore para pagar. E este dinheiro vai ter que sair de algum lugar.
Fechamos a confecção de mais uma marca, com um cliente que já vai fazer um site com a gente. Porém, precisamos de contratos grandes, para atingirmos a meta do Sebrae. Existe um que estávamos conversando há muito tempo. Era uma entidade de classe, onde tínhamos alguns contatos. Eles queriam reformular o seu site. Apesar de o projeto ser enorme, eles deixaram claro que teriam a verba limitada. Por isso, o preço teria que ser considerável para fechar o projeto.
Em prestação de serviço, a idéia de preço é muito subjetiva. Você tem uma idéia de quanto tempo vai levar um projeto, mas não é com exatidão. Além disso, o tempo aplicado no projeto pode variar. Por exemplo: você investe 8 horas em um projeto, pra ter uma qualidade excelente. Porém, é possível investir 6 horas e ter uma qualidade boa. Não excelente, mas, dependendo do valor do projeto, você pode ser forçado a diminuir o nível de qualidade, para adequá-la aos custos do projeto. E este foi o caso.
Não conseguiríamos competir por preço, pois os concorrentes traziam, visivelmente, uma qualidade baixa. Apesar de não podermos fugir do nosso padrão de qualidade, temos condições de adequar alguns itens.
Quando se negocia com grandes clientes, é muito mais fácil agregar valor. Primeiro porque eles têm dinheiro para pagar. E segundo porque eles conseguem perceber mais facilmente o retorno que um projeto com qualidade irá trazer. Porém, no nosso caso, estamos começando. Nossos contatos ainda são de pequeno e médio porte (em sua maioria, pois já conseguimos fechar contratos com algumas empresas grandes, incluindo multinacionais). Então, temos que sacrificar um pouco a qualidade ou a lucratividade do projeto.
Outro fator que está atrapalhando as negociações lá dentro da entidade é outra empresa que já presta serviço para eles. Porém, em outra área. A área web não é o foco desta empresa, mas, quando se fala em dinheiro, há empresas que fazem de tudo. No caso deles, o serviço será terceirizado. Como já têm contato com os diretores, eles contam com um ponto a favor. Além do que eles possuem um conceito legal lá dentro, na área de atuação deles. No entanto, o que estamos disputando é uma área completamente diferente. Esperamos mostrar aos diretores que não é porque uma empresa faz uma televisão boa que irá ser garantia de um excelente liquidificador. Ainda mais quando o serviço é terceirizado. Quem garante que eles não fabricarão os liquidificadores com fábricas chinesas de preço baixo?!
Amanhã, enviaremos nossa proposta, com um valor bem amigável, para fechar. Veremos o que vai acontecer. Estamos tentando evidenciar nossos diferenciais e usar nossos contatos. No restante, estamos esperando resposta de vários prospects. Mandamos muitas propostas esta semana e estamos ansiosos para fechar novos negócios. Espero ter novidades boas! Abraço!
2 comentários:
Bom dia!!!
ixi, mais um pra dividir o lucro!!! rsrsrs
ah, onde está o link do site oficial da InBrasil???
obrigada, bjssss
Boa pergunta Hurla...
...Gostaria de conhece-los também, acho que eles tem uma visão muito legal das coisas
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