quarta-feira, 26 de março de 2008

Buscando oportunidade

Olá a todos! Hoje, escrevo de onde eu considero o melhor dos escritórios da nossa empresa: a rede da varanda da minha casa. O céu estrelado e o fone de ouvido são ótimas inspirações. Neste quesito, sou muito mais baiano que o Ciro.

Continuamos trabalhando forte no nosso site. Domingo de sol, sem uma nuvem, pessoas brincando no parque, se divertindo... E eu pergunto: o que empreendedores fazem nessa hora? Isto mesmo, trabalham! Fui até a casa do Luigi. Agilizamos muita coisa. Agora que o site está bem adiantado é que podemos ver o resultado do nosso trabalho. Com os textos do Ciro, o layout do Luigi e minhas linhas de código, o serviço está ficando muito bom, modéstia à parte. Queremos colocar nosso nome o quanto antes na internet, o que poderá ser um canal fundamental para futuros contratos.

Continuamos a luta para divulgar nosso trabalho no meio político. Ainda não achamos o vendedor para fazer a prospecção. O jeito foi montar um material publicitário, com a nossa proposta e divulgar por e-mail. Esperamos algum contato, mas não sei. Acho que o encontro pessoal é fundamental para passar credibilidade ao cliente. Mesmo que os textos estejam excelentes, nada substitui o que a expressão corporal revela. De qualquer forma, é o que podemos fazer no momento.

Começamos a pensar nas pessoas que poderiam ajudar. Nesta hora, você lembra até do primo da cunhada, com quem você não tem mais contato. Mas como ele pode divulgar sua proposta, você não pensa duas vezes para procurá-lo. No nosso caso, não precisei ir tão longe na árvore genealógica. Lembrei de uma tia que trabalha na câmara da cidade aonde eu morava. Apesar de ser muito menor que São Paulo, lá também tem eleição e internet. Público-alvo perfeito para nós. Ela ficou de repassar nosso material para os parlamentares. No entanto, aqui em São Paulo, nossa alternativa foi recolher os e-mails dos políticos, montar um mailing e enviar uma mensagem. São mais alguns e-mails que levam a esperança de fechar nosso primeiro contrato.

Porém, outra oportunidade caiu no nosso colo. Tá, não está tão no nosso colo assim. Na verdade, está a alguns quilômetros de distância. Em outro hemisfério, para ser mais exato. Um amigo meu, da empresa aonde trabalho, tinha um site, no qual ele divulgava seu trabalho de freela como webdesigner. Pelo contato deste site, um empresário disse que procurava uma empresa no Brasil, para realizar o trabalho de marketing e internet, pois sua empresa estava entrando no mercado latino-americano e queria uma agência no Brasil para realizar o trabalho. Valor teto do orçamento: US$ 60.000. Não tem como não ficar otimista com um número desse, ainda mais quando nosso objetivo, em sete meses, são meros R$ 18.000. Claro que existe uma série de custos neste orçamento, até porque seriam vários os serviços prestados, de criação de marca a vídeos promocionais. Mas o lucro e o case seriam importantíssimos para nós.

No e-mail, o cliente informava sobre a disputa para pegar o projeto. Como nosso principal bem é o tempo, temos que tomar cuidado para não desperdiçá-lo em uma concorrência que não seríamos capazes de vencer, por qualquer eventual questão. Mas este é um limite difícil de ser enxergado por quem acredita no seu trabalho. Temos que ser realistas: contamos com pouco tempo disponível e, provavelmente, empresas de grande porte entrarão na disputa. Vamos desistir? Não sei. Tomaremos cuidado, mas procuraremos saber mais sobre o que o cliente quer e apresentar nossa proposta. O prazo é de 10 dias. Ligaremos para o cliente e avaliaremos. No quesito vontade de realizar um trabalho diferenciado, garanto que ganhamos de qualquer empresa, de qualquer porte. Esperamos que os empresários sejam capazes de enxergar isso, ou nas palavras escritas na nossa proposta, ou nos nossos olhos, e explorem essa nossa vontade de crescer.

Semana que vem veremos se algumas das propostas começaram a virar realidade. Espero trazer boas notícias!

Um comentário:

Anônimo disse...

Torcida para vocês conquistarem o negócio! Abs!