quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A menina dos olhos de ouro

Ok, vamos começar. O próximo passo é definir quais serão os objetivos e quanto de capital iremos investir. Opa, não temos capital! Segundo Justin Herald, da Atitude, com R$ 50 você pode fazer como ele: criar seu negócio e fazê-lo prosperar. No nosso caso, ainda não contabilizamos a soma dos estacionamentos, da gasolina, ou das passagens de ônibus para os dias em que não precisamos usar o carro, mas não deve ser muito mais que R$ 50. Por se tratar de prestação de serviço, nossos maiores capitais estão no nosso conhecimento e na forma de realizarmos nosso trabalho. Por isso, optamos por levantar capital através de alguns projetos-chave, que permitam, mais tarde, financiarmos projetos maiores.


Marcamos uma reunião para definirmos quais seriam os projetos aos quais daríamos prioridade no começo. O primeiro e fundamental é a criação do nosso ponto na web. O nosso site. É imprescindível, para uma empresa que vai atuar na web, ter no seu site uma referência de tecnologia e design. Aquele ditado de que “na casa de ferreiro o espeto é de pau” não funciona no mundo dos negócios. Porém, não será ele que irá gerar recursos para nossa caminhada. É apenas uma das ferramentas para mostrar a qualidade do nosso trabalho aos nossos clientes.


Começamos a levantar as possibilidades. Chegamos a dois pacotes de serviços e um outro projeto mais específico, que promete muito. Um de nossos sócios,o Ciro, presta serviço para uma empresa como freelancer. Eles têm um público grande de visitantes no site, porém, este site está há anos no ar, com poucas alterações. Em um ramo como o nosso, no qual aparecem novidades todos os dias, é essencial que o site esteja atualizado, para usufruir das novas funcionalidades oferecidas pelo mercado.


Temos que tomar cuidado com as novidades. Muitas pegam embalo na onda de empolgação do mercado e acabam morrendo logo em seguida. É preciso uma análise fria, para saber qual o retorno real que aquela inovação irá trazer para o cliente. No caso deste projeto, temos bastante convicção, pois outras empresas do mesmo ramo já usam as ferramentas que estamos propondo com eficiência. Juntamos a estas ferramentas consagradas, algumas inovações no conteúdo oferecido. A idéia é gerar uma gama maior de serviços, dando mais opções aos clientes da empresa.


Já estamos convencidos do upgrade que podemos fazer para esta empresa. Porém, precisamos mostrar isso ao cliente. Começamos a discutir a proposta, fomos extremamente detalhistas. Tomamos cuidado com cada vírgula e em como o cliente poderia interpretar cada frase. Como este projeto tem um tamanho considerável, ele seria o start da nossa empresa. Seguiu uma outra reunião, para fechar o conteúdo, faltando só o trabalho de layout. Nos reunimos em nosso escritório. Em um deles, na verdade. Isso aí! Mal começamos e já temos vários. Apossamos-nos de vários shoppings de São Paulo. Nesta última reunião, ficamos até as nove da noite. O shopping fechava às oito. Fizemos companhia para o pessoal da limpeza, que, aliás foi muito bacana com a gente.


Proposta finalizada, deixei o resto para a equipe de Marketing finalizar. Nem vi ainda o resultado final. Vale lembrar que não foi o cliente que nos procurou. Na verdade, nós vimos a oportunidade e relatamos para eles que tínhamos uma proposta interessante. Eles parecem estar ansiosos para ver o que a gente tem para sugerir, mas ainda mais estamos nós, para saber a resposta deles. Será que eles conseguirão visualizar as oportunidades que nós vemos? Vamos enviar hoje à noite a proposta. A nossa menina dos olhos de ouro. Até porque um ditado só é pouco para demonstrar a importância dela.

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