Objetivos. Temos vários. Tempo para viabilizá-los? Pouco. Noites e finais de semana fazem parte do nosso expediente. É nessa hora que fazemos aquilo que realmente gostamos. Como dizem as melhores cartilhas das pessoas que conseguiram sucesso, metas são obrigatórias. Precisamos resolver essa questão do tempo. A nossa idéia foi fazer contas e calcular quanto seria necessário para que um de nós pudesse se dedicar em período integral e acelerar o processo da empresa. Começamos a imaginar nossos gastos e tiramos uma média de R$ 3 mil por mês para despesa pessoal e eventuais contas da InBrasil.
Começamos a discutir quanto tempo precisávamos garantir, até que os projetos pudessem sustentar as despesas da empresa. Chegamos a seis meses, ou seja, precisávamos juntar R$ 18 mil. Prazo? Sete meses seria um tempo razoável. Não é uma quantia fácil de se conseguir somente com lucro de projetos e os R$ 50 propostos para cada um ‘doar’ (lembra da mensalidade?!). Porém, não é uma meta impossível. Esses valores ainda serão corrigidos no plano de negócios, que terá um estudo mais detalhado, mas não irá fugir muito disso. Estava selado o preço da liberdade. Um de nós terá o privilégio e a responsabilidade de tocar inicialmente o negócio em período integral. Irá bater de porta em porta apresentando projetos, fazer serviço técnico, preparar o café, elaborar as estratégias e fechar o balanço. Atividades normais de um empreendedor no início da careira, ou seja, todas.
Agora, sim, voltamos aos projetos. Porém, trabalhando em cima de um objetivo maior. A proposta do restaurante está correndo ainda. Tivemos mais uma conversa, mas o valor está segurando as coisas. Confesso que oferecemos um preço baixo, pelo número de serviços que iremos prestar. Entretanto, o cliente fez o seu papel de negociador.
Mostrar as vantagens de um serviço intangível como o nosso não é fácil. Principalmente para empresas menores. Se fôssemos um fabricante de fogão industrial, por exemplo, a conta seria simples. O novo fogão permitiria uma diminuição de cinco minutos no preparo, tendo assim um aumento de 30% na produção. Para um restaurante que está sempre lotado, teríamos um incremento no lucro da mesma proporção. Com isso, o novo fogão se pagaria em 18 meses. No entanto, precisamos mostrar que uma identidade visual ajudará a fidelizar os clientes. Que promoções, em dias de aniversário e com conta paga para o aniversariante, trazem várias pessoas que, além de acompanhá-lo, irão comer, pagar e o melhor de tudo: se transformarão em publicitários da mídia que tem mais crédito, o boca-a-boca. Que apagar as luzes, fazer os garçons cantarem parabéns e baterem panelas faz da data um momento mais especial para o cliente.
Todas essas idéias não têm uma taxa fixa de retorno. Mas são justamente elas os diferenciais que irão fazer do seu comércio um lugar mais especial que os outros. Este é o nosso trabalho: transformar o lugar em um local especial, que possua valores e princípios que, naturalmente, serão levados em conta pelos clientes.
Estamos levantando outras propostas. Outro ambiente interessante para trabalhar nesta época é o político. Precisamos aproveitar a demanda de serviços, para atingir nossa liberdade. O Ciro está preparando as propostas que serão enviadas, pois ele ficou responsável pela parte comercial. Eu e o Luigi continuamos trabalhando no nosso site. Mudamos uma coisa ou outra, mas já se percebe uma identidade em todo o trabalho.
Nas próximas reuniões, iremos discutir a abertura da conta da empresa. Esperamos vê-la com, no mínimo, R$ 18 mil daqui a sete meses. E, como sempre, vocês acompanharão se estaremos perto ou longe. Muitas pessoas escrevem para nós, contando sobre a torcida para que tudo dê certo. Saibam que isto nos mantém ainda mais motivados. Obrigado, até a próxima... E continuem torcendo!
Começamos a discutir quanto tempo precisávamos garantir, até que os projetos pudessem sustentar as despesas da empresa. Chegamos a seis meses, ou seja, precisávamos juntar R$ 18 mil. Prazo? Sete meses seria um tempo razoável. Não é uma quantia fácil de se conseguir somente com lucro de projetos e os R$ 50 propostos para cada um ‘doar’ (lembra da mensalidade?!). Porém, não é uma meta impossível. Esses valores ainda serão corrigidos no plano de negócios, que terá um estudo mais detalhado, mas não irá fugir muito disso. Estava selado o preço da liberdade. Um de nós terá o privilégio e a responsabilidade de tocar inicialmente o negócio em período integral. Irá bater de porta em porta apresentando projetos, fazer serviço técnico, preparar o café, elaborar as estratégias e fechar o balanço. Atividades normais de um empreendedor no início da careira, ou seja, todas.
Agora, sim, voltamos aos projetos. Porém, trabalhando em cima de um objetivo maior. A proposta do restaurante está correndo ainda. Tivemos mais uma conversa, mas o valor está segurando as coisas. Confesso que oferecemos um preço baixo, pelo número de serviços que iremos prestar. Entretanto, o cliente fez o seu papel de negociador.
Mostrar as vantagens de um serviço intangível como o nosso não é fácil. Principalmente para empresas menores. Se fôssemos um fabricante de fogão industrial, por exemplo, a conta seria simples. O novo fogão permitiria uma diminuição de cinco minutos no preparo, tendo assim um aumento de 30% na produção. Para um restaurante que está sempre lotado, teríamos um incremento no lucro da mesma proporção. Com isso, o novo fogão se pagaria em 18 meses. No entanto, precisamos mostrar que uma identidade visual ajudará a fidelizar os clientes. Que promoções, em dias de aniversário e com conta paga para o aniversariante, trazem várias pessoas que, além de acompanhá-lo, irão comer, pagar e o melhor de tudo: se transformarão em publicitários da mídia que tem mais crédito, o boca-a-boca. Que apagar as luzes, fazer os garçons cantarem parabéns e baterem panelas faz da data um momento mais especial para o cliente.
Todas essas idéias não têm uma taxa fixa de retorno. Mas são justamente elas os diferenciais que irão fazer do seu comércio um lugar mais especial que os outros. Este é o nosso trabalho: transformar o lugar em um local especial, que possua valores e princípios que, naturalmente, serão levados em conta pelos clientes.
Estamos levantando outras propostas. Outro ambiente interessante para trabalhar nesta época é o político. Precisamos aproveitar a demanda de serviços, para atingir nossa liberdade. O Ciro está preparando as propostas que serão enviadas, pois ele ficou responsável pela parte comercial. Eu e o Luigi continuamos trabalhando no nosso site. Mudamos uma coisa ou outra, mas já se percebe uma identidade em todo o trabalho.
Nas próximas reuniões, iremos discutir a abertura da conta da empresa. Esperamos vê-la com, no mínimo, R$ 18 mil daqui a sete meses. E, como sempre, vocês acompanharão se estaremos perto ou longe. Muitas pessoas escrevem para nós, contando sobre a torcida para que tudo dê certo. Saibam que isto nos mantém ainda mais motivados. Obrigado, até a próxima... E continuem torcendo!
5 comentários:
A determinação de vocês causa admiração!!!!!!!!!!!! Vão longe!!!!!!!!!!!!!! Até semana que vem.
Jorge Lopes (SP)
ô loko, meu!
Êeeeeeee.............
PERFEEEITO!!!
Grande abraço, guerreiros!
Rodrigo Romani
Parabéns pelo blog. Espero que agente conquiste a montanha. Lendo o blog sinto motivado a nunca desistir.
Se vocês continuarem com essa motivação, vão longe. Aproveite as oportunidades, quando não houver criem. Boa sorte.
Gleisi Costa.
Estudante de Processos Gerenciais.
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